BlogBlogs.Com.Br

ERA UMA IGREJA MUITO ENGRAÇADA...

Postado por olavo ferreira 28 de dez de 2009



...não tinha teto, não tinha nada.

Essa noite, eu tive um sonho de sonhador, sonhei com uma igreja esquisita. Ela não tinha muros, piso, púlpito, bancos ou aparelhagem de som. A igreja era só as pessoas. E as pessoas não tinham títulos ou cargos, ninguém era chamado de líder, pois a igreja tinha só um líder, o Messias. Ninguém era chamado de mestre, pois todos eram membros da mesma família e tinham só um Mestre. Tampouco alguém era chamado de pastor, apóstolo, bispo, diácono ou Irmão. Todos eram conhecidos pelos nomes, Maria, Pedro, Afonso, Julia, Ricardo...

Todos os que criam pensavam e sentiam do mesmo modo. Não que não houvesse ênfases diferentes, pois Paulo dizia: “Vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem das obras, para que ninguém se glorie”, enquanto Tiago dizia: “A pessoa é aceita por Deus por meio das suas obras e não somente pela fé”. Mas, mesmo assim, havia amor, entendimento e compreensão entre as pessoas e suas muitas ênfases.

Não havia teólogos nem cursos bíblicos, nem era necessário que ninguém ensinasse, pois o Espírito ensinava a todos e cada um compartilhava o que aprendia com o restante. E foi dessa forma que o Agenor, advogado, aprendeu mais sobre amor e perdão com Dinorá, faxineira.

Não havia gente rica em meio a igreja, pois ninguém possuía nada. Todos repartiam uns com os outros as coisas que estavam em seu poder de acordo com os recursos e necessidades de cada um. Assim, César que era empresário, não gastava consigo e com sua família mais do que Coutinho, ajudante de pedreiro. Assim todos viviam, trabalhavam e cresciam, estando constantemente ligados pelo vínculo do amor, que era o maior valor que tinham entre eles.

Quando eu perguntei sobre o horário de culto, Marcelo não soube me responder e disse que o culto não começava nem acabava. Deus era constantemente cultuado nas vidas de cada membro da igreja. Mas ele me disse que a igreja normalmente se reunia esporadicamente, pelo menos uma vez por semana em que a maioria podia estar presente. Normalmente era um churrasco feito no sítio do Horácio e da Paula, mas no sábado em que eu participei, foi uma macarronada com frango na casa da Filomena. As pessoas iam chegando e todos comiam e bebiam o suficiente.

Depois de todos satisfeitos, Paulo, bem desafinado, começou a cantar uma canção. Era um samba que falava de sua alegria de estar vivo e de sua gratidão a Deus. Maurício acompanhou no cavaquinho e todos cantaram juntos. Afonso quis orar agradecendo a Deus e orou. Patrícia e Bela compartilharam suas interpretações sobre um trecho do evangelho que estavam lendo juntas. Depois foi a vez de Sueli puxar uma canção. Era um bolero triste, falando das saudades que sentia do marido que havia falecido há pouco tempo. Todos cantaram e choraram com ela. Dessa vez foi Tiago que orou. Outras canções, orações, hinos e palavras foram ditas e todas para edificação da igreja.

Quando o sol estava se pondo, Filomena trouxe um enorme pão italiano e um tonelzinho com um vinho que a família dela produzia. O ápice da reunião havia chegado, pela primeira vez o silêncio tomou conta do lugar. Todos partiram o pão, encheram os copos de vinho e os olhos de lágrimas. Alguns abraçados, outros encurvados, todos beberam e comeram em memória de Cristo.

Acordei com um padre da Inquisição batendo à minha porta. Junto dele estavam pastores, bispos, policiais, presidentes, ditadores, homens ricos e um mandado de busca. Disseram que houvera uma denúncia e que havia indícios de que eu era parte de um complô anarquista para acabar com a religião. Acusaram-me de freqüentar uma igreja sem líderes, doutrina ou hierarquia; me ameaçaram e falaram: “Ninguém vai nos derrubar!”. Expliquei: “Vocês estão enganados, não fui a lugar nenhum, não encontrei ninguém ou participei de nada... aquela é apenas a igreja dos meus sonhos”.

por: Tonho [foi coordenador do UG -Min. Jovem do Portas Abertas]
texto e foto retirados do blog http://pavablog.blogspot.com/


Olavo

16 comentários

  1. olá graça e paz. Estou dando uma passadinha , benção pura seu blog. Se quiser nos visitar será uma alegria, ok?! Semana de muitas conquistas em Deus.
    blogdamulhercrist.blogspot.com

    Posted on 28 de dezembro de 2009 12:21

     
  2. Desejo a todos que me acompanharam no blog , que me abençoaram com seus comentários edificantes e tão cheios de carinho, um 2010 de renovo do amor do Senhor em seus corações.

    Posted on 30 de dezembro de 2009 07:34

     
  3. carlosrui Said,

    Boa tarde irmãos, após terminar uma faculdade de Teologia, e por sinal com uma boa ferência, sinto saudades da minha "velha ignorância". Se ela não voltar (algo impossível), sonho todos os dias com esta Igreja! Quem sabe a gente se encontra lá!

    Posted on 30 de dezembro de 2009 11:02

     
  4. Seria muito bom se este sonho fosse realidade.

    Que 2010 seja um ano de grandes benção e muitas conquistas. Que Jesus esteja presente em todos os momentos da sua vida.

    Melânia

    Posted on 30 de dezembro de 2009 11:53

     
  5. Olá Ana,

    Já visitei seu blog, alias muito bonito.

    Te desejo também um Feliz 2010.

    Olavo

    Posted on 31 de dezembro de 2009 08:46

     
  6. Olá Carlos,

    Mas está Igreja é realmente utopia...e sonhamos com ela sempre...Nos encontramos em sonhos então.

    Abraços

    Olavo

    Posted on 31 de dezembro de 2009 08:48

     
  7. Olá Melania,

    Feliz 2010 pra voce e sua casa.

    Abraços

    Olavo

    Posted on 31 de dezembro de 2009 09:07

     
  8. Rick Santos Said,

    legal olavo, acho que estou começando a pensar como voce..
    abraços
    pantufa

    Posted on 2 de janeiro de 2010 11:15

     
  9. Olá Pantufa,

    Que bom vê-lo por aqui....seja sempre muito bem vindo.

    Amigão voce não precisa necessariamente pensar como eu penso, voce precisa apenas pensar...é só por isso que escrevo e posto aqui, é pra fazer surgir pensamentos.

    Um grande abraço e saudades.

    Olavo

    Posted on 3 de janeiro de 2010 04:35

     
  10. OI pensador!!

    Olha, ouso dizer que tal igreja é possível, com algumas mudanças aqui e ali, pois do jeito que está é realmente utópica, visto ser perfeita demais, pois onde há homens e mulheres a perfeição não pode reinar absoluta.

    Mas o espírito de tal igreja, é sim, possível. Mas para tal, os crentes agarrados às suas denominações, teriam que renunciar a elas.

    Alguém aí se habilita?

    abraços

    Posted on 8 de janeiro de 2010 06:25

     
  11. Olá Eduardo, que honra ve-lo por aqui...

    Quanto a sua pergunta: Alguém ai se habilita? Te digo que já me habilitei pelo menos a uns dois anos...rsrs...

    Um grande abraço.

    Olavo

    Posted on 8 de janeiro de 2010 06:43

     
  12. Anônimo Said,

    Que bom, racionalidade sem ter sindrome de perfeição!
    Parabéns!

    Posted on 30 de janeiro de 2010 13:39

     
  13. Anônimo Said,

    SÓ NÃO ENTENDO COMO UMA VIDA DE MINISTÉRIO TÃO ABENÇOADO POR DEUS ,POSSA SER MOTIVO DE COMENTARIOS EM QUE EXPÕE AS IGREJAS DE TAL FORMA E FICA MUITO DIFICIL ENTENDER..A IGREJA DE CRISTO É A MESMA QUE O SENHOR PREGAVA PARA MIM TODOS OS DOMINGOS,CONCORDO QUE IGREJA PERFEITA NÃO EXISTE..ATÉ MESMO PORQUE IGREJA NADA MAIS É QUE UM HOSPITAL ESPIRITUAL..AS VIDAS CHEGAM DESTRUIDAS SEM ESPERANÇA E AI QUE JESUS ENTRA,SE NÃO É NECESSÁRIO A EXISTÊNCIA DA IGREJA,PORQUE JESUS PRECISOU DE 12 DISCIPULOS PARA SEGUIR COM SEU MINISTERIO,ORIENTAR AS IGREJAS SEGUNDO O QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ?
    OU VAI ME DIZER QUE A BIBLIA ONDE ATÉ 10 ANOS ATRAS ERA SUA REGRA DE VIDA TAMBÉM VIROU UTOPIA?
    DEUS É UTOPIA? POIS LHE DIGO QUE JESUS NA MINHA VIDA NÃO É UTOPIA..HONRO SUA VIDA TENHO O SENHOR COMO BISPO PORQUE FOI ESSA AUTORIDADE QUE JESUS COLOCOU SOBRE O SENHOR EM MINHA VIDA,POSSO NÃO PERTENCER A SUA IGREJA, MAS CREIO QUE DEVEMOS HONRAR O NOSSO ÚTERO ESPIRITUAL..AMO O SENHOR E A PASTORA,SÓ ESPERO QUE REALMENTE A PALAVRA DE DEUS POSSA SER VIVIDA..NOSSA VIDAS NÃO SÃO MINISTRADAS SÓ POR LIDERES OU PASTORES MAS SIM PELA PALAVRA DE DEUS QUE NOS ORIENTA O QUE É CERTO OU NÃO.MINHA UNICA PREOCUPAÇÃO É QUE AS PESSOAS QUE NÃO TEM CONHECIMENTO BIBLICO,POSSA ACREDITAR QUE REALMENTE DEUS É UTOPIA...MILAGRES SÃO UTOPIA E O PIOR A SALVAÇÃO EM CRISTO E A PALAVRA DE DEUS SÃO UTOPIA!!!
    AQUI FICA MINHA OPINIÃO OLVA OU BISPO OLAVO CONFORME ACHAR MELHOR..AMO O SENHOR..RESPEITO SUA POSIÇÃO DE IGREJA, COMO LI EM SEU BLOG..E ORO PARA QUE A CADA DIA SEU MINISTÉRIO CRESÇA..E QUE VIDAS POSSAM SER ALCANÇADAS ATRAVÉS DE SUA VIDA!!

    DEUS ABENÇOE!

    SAUDADE DE TODOS...

    ABRAÇOS...

    Posted on 10 de março de 2010 13:21

     
  14. Olá anônimo,

    Deixe eu explicar o que voce não entende, e quem sabe vai entender ou continuara sem entender mesmo.

    Essa coisa de vida de ministério, graças a Deus deixe de ter mesmo há muito tempo, me libertei das prisões ministeriais. E veja ministério Jesus nunca formou e nunca delegou pra ninguém, tente achar isso nos evangelhos (ministerio) no máximo Jesus deu um "ide" mas nunca como ministério, e sim como missão de amor, e cumprindo essa missão tento viver a minha vida amando.

    Quanto a vivermos a palavra de Deus, nos esforçamos não mais, como meninos, como infantis na fé, que durante 10 anos fui, e tem muita gente que ainda o é, vivendo o que me apresentavam cegamente, nunca conferindo, hoje sou mais Bereiano, tento viver o que vejo na biblia ser factivel e real viver, sempre dentre da homiletica que é Cristo.

    Agora sua "preocupação" tem que ser sim com pessoas que não tem conhecimento biblico nenhum, e que estão sendo enganadas por esse outro evangelho, que com certeza não é o evangelho Cristo.
    Porque há muitos que dizem "ter conhecimento" e vivem e acreditam em tudo o que lhe é falado sem nunca conferir nada.

    Não precisa me amar, não precisa me respeitar, mas te digo que te é preciso, apenas abrir os olhos e ver se este "outro evangelho" tem haver com o evangelho de Jesus, muito provavelmente voce verá que não.

    Como voce não se identificou nem posso dizer, que estou com saudades.

    Nele que nunca teve ministérios...

    Olavo

    Posted on 15 de março de 2010 08:36

     
  15. Olá Mano,

    Chorei ao ler seu texto; embora o li com alguns mêses de atraso, mas valu a pena mano!

    Estou feliz por tê-lo conhecido e vou frequentar assiduamente seu blog.

    Um forte abraço!

    Oséias Balzaretti

    Posted on 1 de abril de 2010 13:28

     
  16. Olá Oseias,

    Seja muito bem vindo nesta sala...

    Fico feliz que tenha gostado do texto.

    Um grande abraço.

    Olavo

    Posted on 2 de abril de 2010 05:45

     

Postar um comentário

SÓ NÃO PUBLICAREI COMENTÁRIOS COM PALAVRÕES E XINGAMENTOS.

Related Posts with Thumbnails

Recentes

Comentários

+Comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Sacrificar-se em favor de quem nem conhecemos, vencendo o mal com o bem
BlogBlogs.Com.Br