Ricardo Gondim As Casas Bahia disputam o mesmo mercado que a Magazine Luiza. As duas lojas se engalfinham para abocanhar o filão dos eletrodomésticos, guarda-roupas de madeira aglomerada e camas de esponja fina. Buscam conquistar assalariados, serralheiros, aposentados e garis. Em seus comercias, o preço da geladeira aparece em caracteres pequenos, enquanto o valor da prestação explode gigante na tela da televisão. A patuléia calcula. Não importa o número de meses, se couber no orçamento, uma das duas, Bahia ou Luiza, fecha o negócio - o juro embutido deve ser um dos maiores do mundo. Toda noite, entre oito e dez horas, a mesma lengalenga se repete nos programas evangélicos. Pelo menos quatro “ministérios” concorrem em outro mercado: o religioso. Todos caçam clientes que sustentem, em ordem de prioridade, os empreendimentos expansionistas, as ilusões messiânicas e o estilo de vida nababesco dos líderes. Assim, cada programa oferece milagres e todos calçam suas promessas com testemunhos de gente que jura ter sido brindada pelo divino. Deus lhes teria abençoado com uma vida sem sufoco. Infelizmente, o preço do produto religioso nunca é explicitado. Alardeia-se apenas a espetacular maravilha. Considerando que a rádio também divulga prodígios a granel, como um cliente religioso pode optar? Para preferir uma igreja, precisa distinguir sobre qual missionário, apóstolo, pastor ou evangelista, Deus apontou o dedo. E se tiver uma filha com leucemia aguda, não pode errar. Ao apelar para uma igreja com pouco poder, perde a filha. O correto seria freqüentar todas. Mas como? Em nenhuma dessas igrejas televisivas o milagre é gratuito ou instantâneo. As letrinhas, que não aparecem na parte de baixo do vídeo, afirmariam que, por mais “ungido” que for o missionário, um monte de exigência vem embutida na promessa da bênção. É preciso ser constante nos cultos por várias semanas, contribuir financeiramente para que a obra de Deus continue e, ainda, manter-se corretíssimo. Um deslize mínimo impede o Todo Poderoso de operar; qualquer dúvida é considerada uma falta de fé, que mata a possibilidade do milagre. Lojas de eletrodoméstico vendem eletrodoméstico, óbvio. Igrejas evangélicas comercializam a idéia de que agenciam o favor divino com exclusividade. E por esse serviço, cobram caro, muito caro. Afinal de contas, um produto celestial não pode ser considerado de quarta categoria. A “Brastemp” espiritual que os teleevangelistas oferecem vem do céu. O acesso ao milagre se complica, porque todos mercadejam o mesmo produto. Os critérios de escolha se reduzem a prazo de entrega, conforto e garantia. Opa, quase esqueci! As lojas, em conformidade com o Código do Consumidor, são obrigadas a dar garantia, mas as igrejas evangélicas não dão garantia alguma. O cliente nunca tem razão. Quando a filha morrer de leucemia, o pai, além de enlutado, será responsabilizado pela perda. Vai ter que escutar que a menina morreu porque ele “deu brecha” para o diabo, não foi fiel ou não teve fé. Mercadologicamente, Casas Bahia e Magazine Luiza estão bem à frente das igrejas. Melhor assim, geladeira nova é bem mais útil do que a ilusão do milagre. Soli Deo Gloria.
2 comentários
Muito boa a mensagem, irmão.
Parabéns pelo Blog! Grande iniciativa!
Quanto ao texto, isso está acontecendo aos montes da TV.
É água ungida, camiseta untada, rosa rosada e mais um monte de babosada. Infelizmente, o nome Jesus Cristo tem ficado de lado e, mesmo quando é pronunciado, é com alguma intenção diversa daquele que é levar a salvação. Impressionante como esses telepastores, ao brigar pela simpatia do povo deixam cada vez mais de lado o nome de Jesus pois sabem que tudo que dizem é contra Seus ensinamentos.
Por isso o próprio Cristo disse em Mateus 7: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade".
É nítida a semelhança com esses telepastores. Realizar coisas em nome de Jesus, é moleza, o negócio é Ele estar de acordo com a realização. Se Ele não está de acordo, quem será que estava por trás de tudo?
Deus nos abençoe.
Posted on 9 de outubro de 2009 às 17:09
Olá Ralfter,
Obrigado pela sua visita.
Quanto a sua pergunta, "Realizar coisas em nome de Jesus, é moleza, o negócio é Ele estar de acordo com a realização. Se Ele não está de acordo, quem será que estava por trás de tudo?"
Essa pergunta é muito boa de ser respondida, não por nos, mas por eles mesmos que fazem os tais shows televisivos, acho que a resposta não será muito agradavel....risos...
Te aguardo por aqui outras vezes.
Abraços
Olavo
Posted on 12 de outubro de 2009 às 17:41
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